O que lhe parece esta oferta de emprego? Quando paga, recebe. Parece-lhe estranho, não é? Na realidade, é uma das fraudes laborais em maior crescimento atualmente.
Olhando para as fraudes laborais em geral, os dados da FTC (Federal Trade Commission) relativos aos Estados Unidos mostram que as denúncias de fraudes laborais quase triplicaram entre 2020 e 2024. Além disso, as perdas registadas aumentaram mais de cinco vezes, atingindo 501 milhões de dólares em 2024.
Resumindo, as fraudes laborais são mais comuns e mais dispendiosas do que nunca.
A liderar estas perdas está um novo tipo de fraude laboral, em que as vítimas “pagam para receberem”.
“Pagar para receber”, a fraude laboral mais popular do momento
A FTC apelidou estas fraudes de “pagar para receber”, “fraudes laborais gamificadas” ou “fraudes de tarefas”. Dada a forma como funcionam, o nome encaixa que nem uma luva. O trabalho parece uma tarefa de um jogo, e o único vencedor é o burlão.
Tudo se passa da seguinte forma:
Recebe uma oferta de emprego por SMS ou mensagem privada. O burlão oferece-lhe um “trabalho” que envolve “otimização de aplicações” ou “promoção de produtos”, frequentemente descrito em termos vagos e nebulosos.
Aceita a oferta. Em seguida, o burlão abre-lhe uma conta numa aplicação ou plataforma onde lhe é pedido que “goste” ou “avalie” conjuntos de vídeos ou imagens de produtos online.
Começa a trabalhar. A aplicação ou plataforma é falsa, mas parece que está a acumular comissões à medida que clica e completa conjuntos de tarefas. Nesta altura, o burlão pode distribuir um ou dois pequenos pagamentos, fazendo-o pensar que o trabalho é realmente legítimo.
O burlão lança o anzol. É aqui que entra a parte “pagar para receber” do jogo: se quiser mais “trabalho”, tem de pagar por ele. Nesta altura, o burlão exige um “depósito” para o seu próximo conjunto de tarefas. Tal como num jogo de vídeo, o burlão adoça o negócio dizendo que o próximo conjunto pode fazer os seus ganhos “subirem de nível”.
Cai na fraude. Faz o depósito, completa o conjunto de tarefas e tenta receber os seus ganhos da aplicação ou plataforma, apenas para descobrir que o burlão e o seu dinheiro desapareceram. Era tudo falso.
Com base no que vimos no passado, estas fraudes inspiram-se noutras burlas de “dinheiro fácil” encontradas em aplicações de pagamento. As fraudes de “dinheiro fácil” desenvolvem-se lentamente, à medida que os burlões criam uma falsa sensação de confiança nas vítimas, obtendo pequenos retornos de pequenos investimentos ao longo do tempo. Finalmente, com o golpe montado, o burlão pede-lhe uma quantia avultada e desaparece com ela. As fraudes do tipo “pagar para receber” podem funcionar da mesma forma.
Eis alguns aspetos sobre esta fraude que também deverá tomar em consideração:
- De acordo com a FTC, qualquer emprego que lhe pague para “gostar” ou “avaliar” conteúdos é ilegal. Aqui é onde está a ironia. Pedem-lhe para fazer algo ilegal, o que leva a outra coisa ilegal: roubo.
- Os relatórios mostram que os burlões financiam frequentemente estas fraudes com criptomoeda. Na realidade, a FTC afirma que as pessoas perdem muito mais dinheiro com fraudes laborais que utilizam criptomoeda do que com qualquer outra forma de pagamento.
Mantenha o seu dinheiro a salvo de fraudes laborais do tipo “pagar para receber”
Primeiro passo: ignore ofertas de emprego recebidas através de mensagens SMS ou das redes sociais
Um recrutador real entrará em contacto consigo através de e-mail ou de um site de emprego. Além disso, dar-lhe-á informações claras sobre um possível emprego e responderá às suas perguntas com a mesma clareza.
Muito pelo contrário, os burlões escrevem mensagens privadas e SMS vagas. Estas mensagens são frequentemente ricas em propaganda exagerada e pobres em detalhes. Se fizer perguntas sobre o trabalho, obterá respostas igualmente vagas. Ignore estas ofertas.
Segundo passo: investigue a empresa
De uma forma geral, sempre que receber ofertas de trabalho online deve investigar a empresa. Verifique os antecedentes e veja se se trata de uma empresa real — e se isto corresponde ao que o recrutador lhe está a dizer.
Nos EUA, tem vários recursos que o podem ajudar a responder a esta pergunta. O Better Business Bureau (BBB) oferece uma listagem pesquisável de empresas sediadas nos EUA, juntamente com um breve perfil, uma classificação e até uma lista de reclamações (e respostas da empresa) apresentadas contra estas.
Para obter uma lista de empresas com localizações nos EUA e internacionais, organizações como a S&P Global Ratings e a Dun and Bradstreet Corporation também podem fornecer informações.
Finalmente, visite o site da empresa. Veja se tem um anúncio de emprego correspondente ao que lhe foi oferecido. Este tipo de investigação pode ajudar a descobrir uma fraude.
Terceiro passo: recuse-se a pagar
Por muito simples que pareça, não pague para receber.
Sempre que lhe seja pedido um pagamento adiantado, recuse, seja qual for a forma de pagamento. Um empregador legítimo nunca lhe pedirá para investir ou depositar uma pequena quantia de dinheiro com a promessa de um grande retorno. Além disso, um empregador legítimo dar-lhe-á vantagens, como formação ou equipamento para fazer o trabalho para o qual está qualificado.
Mais formas de evitar fraudes online
Software de proteção online como o nosso pode ajudá-lo a manter-se muito mais seguro contra fraudes laborais e fraudes em geral. Especificamente no que diz respeito a fraudes laborais, eis apenas algumas formas como pode ajudar:
- Os burlões continuam a utilizar ligações para sites maliciosos para convencerem as pessoas a fornecerem-lhes as respetivas informações pessoais. A proteção Web, incluída nos nossos planos, pode mantê-lo afastado destas ligações.
- Os burlões também adoram adornar as mensagens SMS com ligações para sites suspeitos e outros locais que podem roubar informações pessoais. O McAfee+ pode bloquear estas ligações e impedir que clique nelas. A tecnologia de IA deteta automaticamente fraudes analisando os URLs existentes nas suas mensagens SMS. Se clicar acidentalmente numa ligação perigosa, o site arriscado será bloqueado.
- Os burlões têm de obter as suas informações em algum lado. Muitos obtêm-nas em sites de corretores de dados. Com base em milhares de pontos de dados de milhares de milhões de pessoas, podem recolher as suas informações de contacto, juntamente com outras informações pessoais, para um ataque altamente personalizado. A limpeza de dados pessoais da McAfee analisa alguns dos sites de corretores de dados mais arriscados, mostra-lhe quais estão a vender as suas informações pessoais e, consoante o seu plano, podem ajudá-lo a removê-las.
- Também pode reduzir o seu perfil nas redes sociais com a nossa privacidade nas redes sociais. Esta funcionalidade ajuda-o a ajustar mais de 100 definições de privacidade nas suas contas de redes sociais com apenas alguns cliques, para que as suas informações pessoais só estejam visíveis para as pessoas com quem as quer partilhar.